terça-feira, 26 de março de 2013

SEMANA SANTA



Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém.

Domingo de Ramos 

                  Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus! Os ramos devem ser conservados como um sinal e testemunho de fé em Cristo e na sua vitória pascal. Neste Domingo é feita a: COLETA do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a ser entregue nas paróquias.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
Este dia recorda-nos a Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.
Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de “Missa do Lava-pés”, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor. Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Sexta-feira santa

                Neste dia, a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com morte de cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e comungam-se as hóstias
consagradas na Quinta-feira Santa. A celebração central deste dia se divide em quatro partes;
Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

Sábado Santo 

                Neste dia a Igreja permanece com as portas fechadas até a hora da Vigília Pascal, vivenciado o repouso do seu Senhor no silencioso sepulcro, depois do vitorioso combate na cruz. Meditasse neste dia o mistério da descida de Cristo ao mundo dos mortos, onde “em espírito foi anunciar a salvação também aos espíritos que esperavam na prisão” (cf. 1Pd 3,19). Este dia é marcado pela penitência e pelo profundo silêncio.

Vigília Pascal ou Sábado Santo ou Domingo da Ressurreição 

Celebramos a Vigília Pascal. A “Vida” quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário