domingo, 31 de julho de 2011

MEDITANDO A PALAVRA

18° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Por: Seminarista Erivan Júnior

A sagrada liturgia deste domingo centraliza suas leituras na regra magna dada por Cristo: o Amor. Por livre iniciativa de Deus somos chamados e atraídos para participarmos da vida trinitária principalmente manifesta no sacrifício Pascal; de modo imperfeito pela nossa condição de decaídos pela feliz culpa, mas completo por se tratar do banquete da aspersão que antecipa a glória eterna. Neste sentido, o Deutero- Isaías (pós- exílio) manifesta a amplitude do Reino de Deus para todos os que se encontram escravizados pelas diversas correntes das provações que acercam aqueles que por motivos afins se distanciaram da Aliança (Deus), porém, não obstante as amarras que circundam os filhos da promessa, Deus por um amor livre e “desinteressado” sempre lança-os o convite a participarem do festim do cordeiro que dá o alimento verdadeiro. São Paulo escrevendo aos romanos, por sua vez, enfatiza a amplitude do Amor redentor de Cristo manifestado de modo pleno na Cruz e que não se limita apenas aqueles que professam a fé na Trindade, mas alcança a todos; inclusive os que se encontram afastados de alguma profissão religiosa e que não aceitam Jesus como Deus. Tamanha graça só pode resultar na certeza de um futuro promissor de uma vitória irrenegável. No Santo Evangelho, São Mateus apresenta uma atitude de Cristo que transborda o seu amor pelos mais aflitos e necessitados. Ele, Cristo, não fica apático diante dos seus filhos queridos, mas parte para uma ação concreta e imediata ao curá-los, porém Jesus vai além da atitude imediata e conclama àqueles que dele se aproximou para não partirem antes de se alimentarem, pois Ele mesmo quer saciar a fome de todos esses que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Tal gesto simboliza a “necessidade” que Cristo tem em saciar a fome dos seus amigos, mas não apenas com o pão corpóreo, mas com o pão “espiritual”: a sua palavra e posteriormente o seu corpo. Por isso a multiplicação dos pães e dos peixes é uma “antecipação” da manifestação do poder que Cristo tem sobre a matéria alimentícia corporal, fazendo desta que Ele quer fazer. O poder que Cristo tem em sua Palavra (Dabbar) transforma a matéria e prefigura o banquete Eucarístico que será manifesta na Última Ceia. Por fim, ainda vale mencionar o papel dos discípulos de Cristo. Diante da impossibilidade de uma adequada organização prévia por parte daqueles que ouviam o Mestre Jesus, os discípulos, ou seja, aqueles que estavam mais próximos de Cristo servem como o elo entre os dons oferecidos por Cristo e o povo que necessitava deste s dons. O verdadeiro discípulo tem a missão de ser elo de amor unindo o coração do povo ao coração de Deus.

JUVENTUDE EM AÇÃO


JMJ DE MADRI VAI ACOLHER 4 MIL JOVENS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai acontecer em Madri, Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto, vai acolher cerca de 4 mil jovens portadores de deficiência de todo o mundo, segundo a Rádio Vaticano. Esses jovens poderão desfrutar do evento graças ao trabalho de 600 voluntários católicos que os seguirão continuamente.

A coordenação para a acolhida destes jovens e seus acompanhantes, estará sob a responsabilidade da União Nacional Italiana de Transporte de Enfermos a Lourdes e outros Santuários Internacionais (UNITALSI) que montou um cuidadoso plano de assistência.

Em declarações à Rádio Vaticano, o presidente da UNITALSI, Salvatore Pagliuca, explicou o trabalho que desenvolvem para integrar os jovens deficientes, e assinalou que estudaram vários percursos e acessos aos pontos de alimentação, de assistência médica e de repouso na Jornada de Madri.

Pagliuca disse ainda que estes jovens terão a assistência assegurada a todas as atividades e uma plena participação.

Fonte: CNBB

LITURGIA DIÁRIA

VÓS ABRIS A VOSSA MÃO E SACIAIS OS VOSSOS FILHOS!

Primeira Leitura: Isaías 55,1-3
Salmo: 144
Segunda Leitura: Romanos 8,35.37-39
Evangelho: Mateus 14,13-21

O homem não vive somente de pão, mas vive de toda palavra que sai da boca de Deus (Mt 4,4).

sábado, 30 de julho de 2011

JUVENTUDE EM AÇÃO


O que é a Jornada Mundial?

É o grande encontro global de jovens com o Papa que se realiza cada três anos num lugar do mundo. Desta vez realizar-se-á em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.


LITURGIA DIÁRIA

QUE AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM, Ó SENHOR, QUE TODAS AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM!

Primeira leitura: Levítico 25,1.8-17
Salmo: 66
Evangelho: Mateus 14,1-12

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles (Mt 5,10).

sexta-feira, 29 de julho de 2011


COMISSÃO DA CNBB DIVULGA A 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA

As Pastorais Sociais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vêm realizando, desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras. Esses eventos contaram com a participação dos mais diversos agentes das Igrejas e da sociedade organizada em todo o Brasil. Em 2011, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, propõe a realização da 5ª Semana Social Brasileira com o tema “A participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado – Estado para quê e para quem”.

Para realizar uma semana social que possa ser descentralizada, a Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz realiza, nos dias 8 e 9 de agosto, o encontro nacional de coordenadores, agentes e bispos da Comissão, e nos dias 10 e 11 de agosto, o Seminário Nacional de abertura da 5ª Semana Social. Ambos os eventos acontecerão no Centro Cultural de Brasília (Av. L2 Norte Quadra 601 Bloco B).

Segundo os organizadores da Semana, o objetivo é mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Brasil e participar do processo de sua democratização, promovendo a inclusão dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Dentro do processo que conduzirá a 5ª Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluída a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.

Participarão dos encontros os bispos da Comissão e os bispos que acompanham as Pastorais Sociais e Organismos em âmbito Nacional e Regional; um coordenador Nacional das Pastorais Sociais, dos Organismos, do Setor da Mobilidade Humana e do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome; um representante da Coordenação ou Fórum das Pastorais Sociais de cada Regional da CNBB; assessores das Comissões da CNBB e, como convidados, membros de organizações sociais da sociedade civil e parceiros.

Outras informações podem ser adquiridas no e-mail da pastoral social, no endereço: pastoralsocial@cnbb.org.br ou no ssb@cnbb.org.br .

LITURGIA DIÁRIA

BENDIREI O SENHOR DEUS EM TODO O TEMPO!

Primeira Leitura: 1João 4,7-16
salmo: 33
Evangelho: João 11,19-27

Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa (Lc 10,38).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UM BOM RETORNO DAS FÉRIAS


Caros colegas Seminaristas
Paz e Bem!!!

Sabemos que férias é sempre bom e quando chega ao termino pensamos no retorno, porém, isso é melhor ainda porque se as férias passaram isso quer dizer que os outros meses também irão passar e assim no final do ano teremos outras férias. Legal não é!

A todos um Santo e abençoado retorno das ferias!!!

Ut omnes unum sint!!!!

Bons estudos!!!